Consegue imaginar-se a celebrar o Natal em fato de banho e a apanhar sol na praia? E a jantar lentilhas na véspera do Ano Novo? Cada país tem as suas próprias tradições de Natal e certamente já conhece muitas delas, mas existem outras que vai adorar descobrir. Na Okodia, adoramos o Natal e queremos falar sobre algumas tradições de Natal que o vão deixar de boca aberta. 

As melhores tradições de Natal por país

Sérvia: um “rapto” para receber presentes de Natal

A Sérvia tem uma tradição natalícia bastante especial, principalmente no que respeita aos presentes desta época. Dois domingos antes do dia 25 de dezembro, as crianças da casa raptam a sua mãe e amarram-na a uma cadeira para pedir como resgate os presentes de Natal. No dia seguinte repetem a mesma operação, mas com o pai. Noutras culturas pode parecer uma tradição um pouco estranha, mas na Sérvia é considerada uma brincadeira. 

Filipinas: Quem irá construir a maior lanterna?

As Filipinas têm a tradição de celebrar o Festival das Lanternas Gigantes. Este festival costuma realizar-se no sábado anterior ao Natal. Mais de uma dezena de aldeias participam nele com o objetivo de construir a melhor lanterna. A tradição da construção de lanternas evoluiu ao ponto de agora serem iluminadas com lâmpadas e podem atingir os 6 metros de altura. 

Japão: um menu de Natal peculiar

No Japão, o Natal é geralmente comemorado de forma um pouco diferente dos outros países, pois apenas 1% da população é cristã. Mesmo assim, o seu menu de Natal surpreende os restantes países. E é que no Japão têm a tradição de comer frango frito da Kentucky Fried Chicken a 23 e 24 de dezembro.

Nova Zelândia: uma árvore de Natal perto da praia

Enquanto nos países do hemisfério norte o Natal tem muito a ver com a neve, devido à época do ano em que ocorre. A Nova Zelândia tem a sua própria versão de árvore de Natal. A Pohutukawa, como os neozelandeses a chamam, floresce em dezembro, já que para eles é primavera e geralmente crescem à beira-mar. Caracteriza-se pela sua floração carmesim ou pêssego, pelo que está associada às cores natalícias.

Alemanha: os criadores do calendário do advento

A tradição dos calendários do advento está mais do que enraizada no mundo, mas… sabia que foram os alemães que inventaram este tipo de calendários com a intenção de contar os dias até à véspera de Natal? Além disso, a Alemanha tem sete correios oficiais de Natal que se encarregam de responder às cartas que as crianças escrevem ao Pai Natal.

Groenlândia: assim se cantam os cânticos de Natal

Na Groenlândia, as árvores de Natal são decoradas com velas e enfeites brilhantes; além disso, as crianças não só cantam os cânticos natalícios perante as suas famílias durante o jantar, mas também os cantam enquanto vão de casa em casa.

Grécia: lareira acesa durante toda a época festiva

Na Grécia, costumam manter a lareira de casa acesa durante toda a época festiva. Quer saber porquê? Os gregos fazem tudo o que podem para evitar que o espírito maléfico conhecido como Kallikantzaroi entre nas suas casas. Como procuram evitá-lo? Pulverizando uma cruz com água benta e mantendo a lareira acesa durante toda a época natalícia.

Suécia: das procissões à queima da cabra

Apesar de fazer parte da Europa, as tradições natalícias na Suécia são muito diferentes das de outros países europeus. Para começar, as celebrações têm início em 13 de dezembro, por ocasião do Dia de Santa Lúcia. Nesse dia, realizam-se procissões com meninas vestidas de branco e onde a mulher que representa Santa Lúcia é adornada com velas. É suposto Santa Lúcia iluminar as festas para os suecos. Além disso, desde meados do século XX, a Suécia tem a tradição de colocar uma cabra gigante na praça do castelo de Gävle. A intenção é que o público faça tudo o que estiver ao seu alcance para a queimar. Dizem que, até à data, só conseguiram queimar a cabra em 26 ocasiões

Qual destas tradições de Natal acha mais surpreendente? Para nós é impossível escolher apenas uma. 😉 

Rocío González

Author Rocío González

More posts by Rocío González

All rights reserved Salient.

Precisa de um orçamento de tradução?
Contacte-nos agora utilizando este formulário e enviar-lhe-emos, o mais rapidamente possível, o seu orçamento de tradução profissional sem compromisso.