Código de ética e de conduta

1. Objeto
O presente Código tem por objetivo refletir os valores corporativos e os princípios básicos que devem orientar as ações da Okodia e das pessoas que dela fazem parte. O Código de ética e de conduta da Okodia visa desenvolver os modelos e padrões de comportamento profissional, ético e socialmente responsável que devem orientar todas as pessoas que compõem a Okodia no exercício da sua atividade.

2. Âmbito de aplicação
O âmbito de aplicação do presente Código abrange todos os membros da Okodia:

  • Membros do Órgão de Administração
  • Quadros superiores
  • Todo o pessoal

3. Os nossos valores
a. Independência de qualquer pessoa, entidade, grupo ou poder de qualquer tipo.

b. Integridade. As pessoas que compõem a Okodia assumem a responsabilidade de agir com integridade através de um comportamento honesto, digno e ético, gerando confiança na nossa empresa com base na transparência na gestão e na comunicação que transmitimos aos nossos grupos de interesse.

c. Inovação. A Okodia é uma empresa empenhada na melhoria contínua e na inovação tecnológica.

d. Gestão baseada em critérios estritamente profissionais e técnicos, evitando conflitos de interesses.

e. Respeito pelo ambiente. A Okodia dá prioridade ao respeito e compromisso com o ambiente, minimizando o impacto ambiental das nossas atividades e contribuindo para a preservação e conservação da biodiversidade.

f. Pessoas. O principal ativo da Okodia são os seus colaboradores, razão pela qual estamos empenhados em relações laborais adequadas e estáveis, num quadro de igualdade de oportunidades.

4. Código de ética e de conduta
a. Principios básicos de comportamento

1. Cumprimento da lei: Todas as pessoas que trabalham na Okodia devem manter um respeito estrito pela legislação em vigor no desempenho das suas atividades profissionais.

2. Integridade ética: A integridade pessoal e a ética profissional são ativos muito valiosos para a Okodia e, por isso, todas as pessoas devem exercer as suas atividades com objetividade e profissionalismo.

3. Respeito pelos direitos humanos: As ações da Okodia e do seu pessoal devem respeitar escrupulosamente os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais incluídos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

b. Relação com e entre pessoas
4.2.1. Ambiente de trabalho e respeito pelas pessoas: A Okodia esforça-se por criar ambientes de trabalho onde prevaleçam a confiança e o respeito pela dignidade das pessoas, a cordialidade e o trabalho de equipa. A Okodia proíbe expressamente qualquer abuso de autoridade, bem como qualquer outra conduta que possa criar um ambiente de trabalho intimidante e hostil. Cada uma das pessoas que integram a Okodia deve contribuir para manter um ambiente de trabalho agradável, gratificante e seguro que encoraje as pessoas a darem o seu melhor. Por conseguinte, todos os colaboradores têm a obrigação e a responsabilidade de tratar os seus colegas, superiores e subordinados com respeito e de contribuir para manter ambientes de trabalho livres de assédio.

4.2.2. Direitos laborais: A Okodia está empenhada em defender, respeitar e proteger os direitos laborais básicos, os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tal como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, bem como os Dez Princípios contidos no Pacto Global das Nações Unidas. Para o efeito. a Okodia não emprega, direta ou indiretamente, trabalho infantil ou trabalho forçado.

4.2.3. Igualdade de oportunidades e não discriminação: A Okodia garante a igualdade de oportunidades e compromete-se a fornecer os meios para ajudar todo o pessoal a desenvolver-se a nível profissional e pessoal. Do mesmo modo, não permite qualquer tipo de discriminação em razão do género, raça, orientação sexual, crenças religiosas, opiniões públicas, nacionalidade, origem social, deficiência ou qualquer outra circunstância que possa dar origem à discriminação.

4.2.4. Conciliação da vida laboral e pessoal: A Okodia acredita que o desenvolvimento geral dos seus colaboradores é positivo tanto para eles como para a empresa e, por isso, promove medidas destinadas a alcançar um equilíbrio entre as responsabilidades familiares/pessoais e profissionais dos seus colaboradores.

4.2.5. Prevenção de riscos profissionais: A Okodia considera a saúde e segurança no trabalho do seu pessoal como uma condição fundamental para alcançar um ambiente de trabalho confortável e seguro, sendo um objetivo prioritário a melhoria permanente das condições de trabalho. Por esta razão, todo o pessoal deve conhecer e cumprir rigorosamente as normas de saúde e segurança estabelecidos na empresa e todos os colaboradores têm o direito e o dever de comunicar qualquer situação em que a saúde e segurança dos colaboradores esteja a ser posta em perigo.

4.2.6. Confidencialidade: Em geral, todas as pessoas sujeitas ao presente código devem manter o segredo profissional em relação a quaisquer dados ou informações não públicas de que possam tomar conhecimento no decurso da sua atividade profissional.

4.3 Relações com terceiros
4.3.1. Marca e imagem da empresa: A Okodia considera que os seus ativos mais importantes inlcuem a sua marca, a sua imagem e a sua reputação corporativa e, por conseguinte, todos os seus colaboradores devem garantir que o seu comportamento não prejudique a imagem e a reputação da Okodia.

4.3.2. Qualidade de serviço, atendimento ao cliente e concorrência leal:: A Okodia está permanentemente preocupada em melhorar a sua oferta e a qualidade dos seus produtos e serviços, bem como em estabelecer relações de confiança e respeito mútuo com os clientes. Por respeito aos seus clientes, a Okodia está empenhada em competir no mercado de uma forma ativa mas justa, respeitando as regras do mercado livre e da proteção da concorrência estabelecidas para o efeito.

4.3.3. Relação com fornecedores: Todos os processos de seleção das empresas fornecedoras devem ser realizados em termos de imparcialidade e objetividade. Não podem ser estabelecidas relações com fornecedores que violem a lei ou os princípios básicos contidos no presente código de ética.

4.3.4. Conflitos de interesses: A Okodia considera a lealdade como um valor essencial, que, além disso, é compatível com a possibilidade de os colaboradores se dedicarem a outras atividades comerciais ou profissionais, desde que sejam legais e não entrem em conflito com as suas responsabilidades como colaboradores da Okodia.

4.3.5. Proteção ambiental: A Okodia é uma empresa fortemente empenhada em proteger e respeitar o ambiente e, pela sua parte, todo o pessoal deve proteger e respeitar o ambiente e minimizar os impactos ambientais negativos, trabalhar com a máxima eficiência energética e respeitar a preservação da biodiversidade.

4.3.6. Luta contra a corrupção e o suborno: A Okodia é contra as práticas antiéticas que visam influenciar indevidamente as ações das pessoas e a sua vontade de obter vantagens. Por conseguinte, nenhum colaborador deve aceitar ou praticar suborno ou oferecer benefícios a terceiros ao serviço de qualquer organização (pública ou privada) para obter vantagens ou realizar negócios, qualquer que seja a sua natureza, comunicando através dos canais estabelecidos quaisquer casos de corrupção que cheguem ao seu conhecimento, conforme estabelecido na Política de luta contra a corrupção da Empresa.

5. Conformidade com o código de ética e de conduta
Os princípios e critérios de atuação contidos no presente Código de Ética e de Conduta devem ser cumpridos. A fim de garantir a aplicação do Código e a supervisão e controlo do seu cumprimento, será criado um Comité de Ética como órgão de gestão, consulta e esclarecimento de dúvidas, que será gerido pelo responsável de RSC da Okodia.

O responsável da RSE é incumbido de receber informações e denúncias relacionadas com violações do Código, garantindo a confidencialidade de todas as pessoas que utilizam o procedimento estabelecido para a comunicação de denúncias, que será o endereço de correio eletrónico info@okodia.com. Do mesmo modo, as denúncias que são comunicadas serão tratadas pelo Comité do Código de Ética e de Conduta através de uma análise exaustiva das possíveis violações do Código e do respeito pelas pessoas alegadamente envolvidas nas mesmas.

As decisões do Comité de Ética são vinculativas para a empresa e para todos os colaboradores envolvidos. O incumprimento de qualquer dos critérios de atuação contidos no presente Código de Ética e de Conduta será punido de acordo com o regime disciplinar em vigor, sem prejuízo de quaisquer outras responsabilidades em que o infrator possa ter incorrido.

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