Ter ou não ter sucesso. Eis a questão. Quantas vezes já se perguntou se a tradução do seu sítio Web é importante para o sucesso da sua empresa? E quais as melhores línguas para ter sucesso? De certeza que não as consegue contar pelos dedos da mão. A escolha de uma ou outra língua para traduzir os seus conteúdos terá um impacto positivo no sucesso ou fracasso da sua empresa em diferentes mercados internacionais. Neste artigo, dizemos-lhe quais as línguas para as quais deve pedir à sua empresa de tradução de confiança que traduza para ficar um passo mais perto do sucesso internacional.
Para quantas línguas devo traduzir?
Quando tiver a certeza de que precisa de recorrer aos serviços de tradução de um profissional, é altura de se colocar a seguinte questão: para quantas línguas devo traduzir os meus conteúdos? Para uma? Para duas? Ou talvez para quatro ou cinco? Recomendamos que avance pouco a pouco. O facto de ter uma ampla cobertura não significa que alcançará os seus objetivos mais cedo.
Nestes casos, é aconselhável que, quando já tiver conteúdos de qualidade, quer no seu sítio Web, quer em brochuras promocionais ou, por exemplo, conteúdos audiovisuais, efetue um estudo do mercado que pretende atingir.
Caso opte por se dirigir a um mercado anglo-saxónico, é lógico que tanto o seu sítio Web como os seus conteúdos promocionais e de marketing estejam perfeitamente traduzidos para inglês. Esta é talvez uma das línguas mais óbvias para traduzir os seus conteúdos. E não é de admirar, uma vez que o inglês faz parte de 10 % das línguas mais faladas por mais de 100 000 pessoas.
Como escolher a língua certa para expandir a sua empresa
Inglês, francês, alemão, espanhol, chinês… existem inúmeras línguas no mundo. Escolher a língua certa para a expansão internacional da sua empresa não deve ser uma questão de sorte.
As línguas mais faladas no mundo
Uma das chaves para decidir se deve traduzir o sítio Web da sua empresa para francês ou coreano, por exemplo, baseia-se frequentemente nas línguas mais faladas no mundo. Há sempre uma maior probabilidade de os seus clientes localizarem a sua empresa se os conteúdos estiverem na sua língua.
Em primeiro lugar, existem 7 097 línguas diferentes no mundo. No entanto, apenas 10 % dessas línguas são faladas por mais de 100 000 pessoas. Por isso, é bom começar por saber quais as línguas mais importantes em termos de número de falantes para poder decidir. O inglês é a língua número um em termos do número de países onde é falado. No total, o inglês é falado em 59 países. O francês vem em segundo lugar com 29 países onde é falado, seguido do árabe com 27 países e do espanhol com 20 países.
No entanto, deve também ter em conta que 20 % da população mundial é fluente em inglês como segunda língua, atrás do chinês mandarim e do espanhol.
As 3 línguas com melhores resultados no mundo dos negócios
1 – Inglês: a chave para a internacionalização de uma empresa
O inglês é uma das línguas em que se pensa primeiro nos países não anglófonos. É fundamental quando se trata de internacionalizar uma empresa por muitas razões. Uma delas é o facto de ser a língua oficial das 20 organizações internacionais mais importantes. Por isso, se quer que a sua empresa seja ouvida, seja qual for o setor, é importante que os seus conteúdos estejam também em inglês. Não se esqueça que o inglês é também uma das línguas mais utilizadas na Internet, com 949 milhões de utilizadores. É também uma das línguas mais utilizadas nos sítios Web multilingues. Não fique para trás!
2 – Chinês: uma grande oportunidade de negócio
Se a sua empresa precisa de oportunidades no mundo dos negócios, não deve ficar para trás e deve ponderar recorrer a uma agência de tradução no Porto para obter as melhores traduções em chinês. Talvez não lhe tenha passado pela cabeça, mas o mandarim é a segunda língua mais popular entre os utilizadores da Internet. Se a utilização da Internet continuar a crescer nos principais países asiáticos, pode-se prever que, em breve, o chinês suplantará o inglês como a língua mais utilizada na Internet. Por isso… não tem tempo a perder!
3 – Espanhol vs árabe
O terceiro lugar da classificação internacional é (quase) igualmente disputado pelo espanhol e pelo árabe, no que diz respeito ao mundo dos negócios. Talvez, à primeira vista, o espanhol não seja visto como uma língua adequada para os negócios. No entanto, a oferta de conteúdos em espanhol está a abrir portas não só em Espanha, mas também em países da América Latina como o México, o Peru, o Paraguai e o Equador, e mesmo nos Estados Unidos, onde o espanhol é a língua materna de cerca de 37,6 milhões de pessoas.
Por sua vez, o árabe é a língua oficial de 28 países diferentes, incluindo um grande número de economias dinâmicas e em crescimento no Médio Oriente e em África. Por isso, se pretende fazer crescer a sua empresa, o árabe é a língua ideal para o fazer.