Quando chega o mês de novembro, as lojas de todo o mundo fazem-se valer das suas capacidades para conseguir os melhores saldos da época. É o mês que antecede as compras de Natal e uma data que se destaca em todo o comércio: a Black Friday. O que começou nos Estados Unidos como um dia de descontos tornou-se um fenómeno internacional. Em 2024, este evento é celebrado no dia 29 de novembro, mas ao contrário do que muita gente pensa, a Black Friday não é celebrada da mesma forma em todo o mundo.
As origens mais desconhecidas da Black Friday
A falência, a origem de tudo
Temos de recuar até ao século XIX. Longe de estar relacionada com o comércio, a origem da famosa Black Friday tem a ver com a bolsa de Nova Iorque. Também não teve origem em novembro, mas em setembro: 24 de setembro de 1869.
Jay Gould e Jim Fisk, dois corretores da bolsa de Wall Street, uniram forças com Boss Tweed, um influente político nova-iorquino, numa tentativa de dominar completamente o mercado do ouro. No entanto, o seu ambicioso plano falhou abruptamente quando o preço do ouro caiu subitamente, resultando na falência de numerosos investidores. Este episódio negro ficou conhecido como “Black Friday”.
Um jogo de futebol
Outra explicação possível remete-nos para a década de 1950, quase um século depois. Nesse mesmo ano, depois do Dia de Ação de Graças, realizou-se em Filadélfia um jogo de futebol americano entre a marinha e o exército. A enorme afluência de pessoas para este evento e para as compras de Natal provocou o colapso da cidade.
No meio do caos, numerosos agentes da polícia foram obrigados a trabalhar em extenuantes jornadas de 12 horas para manter a ordem no meio das multidões. O dia foi apelidado de “sexta-feira negra” devido às difíceis condições de trabalho enfrentadas pelos agentes.
Com o passar do tempo, vários comerciantes começaram a utilizar o termo para se referirem ao grande afluxo de compradores que inundavam as lojas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Finalmente, em 1966, o termo tornou-se ainda mais popular quando foi adotado com o mesmo significado pelo influente jornal The New York Times.
Grandes descontos
A Black Friday, tal como a entendemos atualmente, só adquiriu importância no início do século XXI. O evento, que se caracteriza por grandes descontos e uma avalanche de compras, teve a sua estreia oficial em 2003, quando gigantes do retalho como a Walmart e a Sears, nos Estados Unidos, começaram a oferecer grandes descontos.
Desde então, ano após ano, esta tradição enraizou-se profundamente, tornando-se um fenómeno tanto no comércio eletrónico como nas lojas físicas. A sua popularidade chegou a tal ponto que ultrapassou as fronteiras nacionais e é atualmente celebrada em muitas partes do mundo.
Como é celebrada a Black Friday em cada país
Na nossa agência de tradução, estamos habituados a lidar com empresas que procuram traduzir o seu comércio eletrónico para se prepararem para esta data ou fazer o mesmo com os seus documentos de marketing e comunicação para se posicionarem da melhor forma possível. É por isso que, ao longo do tempo, aprendemos como esta data é celebrada em diferentes partes do mundo.
1- Estados Unidos
Nos Estados Unidos, todas as lojas oferecem descontos significativos e geram filas enormes, ultrapassando largamente o número de compradores em qualquer outro país. Sem dúvida, os descontos da Black Friday aqui são inigualáveis.
Aqui, a Black Friday é mais do que um dia de descontos: é quase um evento nacional! A partir das primeiras horas da manhã de sexta-feira, as lojas abrem as suas portas para oferecerem vendas espetaculares. Multidões de compradores esperam para serem os primeiros a conseguir as melhores ofertas, especialmente em produtos eletrónicos e brinquedos.
2- Reino Unido
No Reino Unido, a aceitação da Black Friday foi inicialmente complicada pela resistência às influências culturais americanas. No entanto, em 2010, com a persistência de mercados como a Amazon, o dia tornou-se parte integrante da cultura britânica e, embora o frenesim das compras não atinja os níveis dos EUA, muitos britânicos esperam ansiosamente por este dia para aproveitar as vendas de produtos tecnológicos e prendas de Natal.
3- México
No México, existe um dia próprio chamado “El Buen Fin”, que tem lugar na semana anterior à Black Friday. “El Buen Fin” oferece descontos e é promovido pelo governo e pelo setor privado. No entanto, a Black Friday também começou a ganhar popularidade, especialmente no comércio eletrónico, pelo que os compradores podem encontrar descontos durante dois fins de semana seguidos.
4- Índia
Na Índia, as épocas de compras são muito diferentes das nossas, pelo que a sexta-feira negra não é muito conhecida. Para eles, um dos maiores destaques de compras é o Dia da Independência, celebrado em 15 de agosto. No entanto, a Black Friday também está presente e enraizada principalmente em plataformas de comércio eletrónico como a Amazon e a Flipkart. A celebração adaptou-se bem aos gostos dos consumidores indianos, que também aproveitam os festivais locais, como o Diwali, para fazer as principais compras do ano.
De que está à espera?
A Black Friday já não é uma celebração exclusiva dos EUA, mas um fenómeno global. Cada país adaptou este dia de descontos de acordo com a sua cultura e preferências de compra, integrando-o, em alguns casos, em eventos locais. Seja como for, a Black Friday é, sem dúvida, uma data de grandes oportunidades para os consumidores de todo o mundo.
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